Filme da semana
Domingo passado assisti um filme interessante e trouxe aqui minhas sinceras avaliações. Coisa de maluco!
Coerência (2013)
Coerência (Coherence) é um filme de ficção científica e suspense psicológico lançado em 2013, dirigido por James Ward Byrkit. O filme explora temas complexos de realidade alternativa e a fragmentação do universo através de uma narrativa tensa e intrigante.
O filme começa em um jantar entre amigos na casa do casal Mike e Lee, na noite que um cometa está pra passar pela Terra. Durante o jantar acontece uma queda de energia e coisas estranhas passam a acontecer depois disso. Quando o grupo começa a investigar o que aconteceu, percebem que as pessoas fora da casa começam a ter comportamentos estranhos, como por exemplo, deixar na porta da casa, uma maleta com fotos de todos que estavam no jantar. Mas quem são essas pessoas?
Daqui pra frente tem spoiler!!!
Após a entrega da maleta com fotos dos integrantes do grupo, e uma raquete de PingPong (?), o grupo percebe que as pessoas que estão fora da casa são elas mesmas, saídas de uma realidade paralela devido à passagem do cometa. Um dos personagens, Hugh, tenta associar o surgimento de versões alternativas deles com o experimento mental do gato de Schrödinger. Ele explica como o gato pode estar vivo e morto ao mesmo tempo, até que alguém o veja na caixa, ou seja, eles estão experimentando realidades alternativas que estão se sobrepondo devido ao cometa, e essas realidades se sobrepõem diversas vezes durante o decorrer do filme.
O gato de Schrödinger
O experimento do gato de Schrödinger foi proposto pelo físico Erwin Schrödinger em 1935 para ilustrar as estranhas implicações da mecânica quântica, especialmente o conceito de superposição de estados e o problema da medição. Schrödinger imaginou um cenário onde um gato é colocado dentro de uma caixa fechada, junto com um dispositivo que pode matá-lo. Este dispositivo está conectado a um átomo radioativo, cujo decaimento é totalmente aleatório e imprevisível.
Dentro da caixa, há um frasco de veneno e um medidor Geiger que detecta a radiação emitida pelo átomo. Se o medidor Geiger detectar radiação (indicando que o átomo decaiu), ele acionará um mecanismo que quebra o frasco, liberando o veneno e matando o gato. Caso contrário, o gato permanece vivo.
O ponto central do experimento é que, segundo a mecânica quântica, até que a caixa seja aberta e alguém observe o estado do gato, o átomo está em uma superposição de decaído e não decaído. Isso implica que o gato, na interpretação quântica, está em uma superposição de estados: simultaneamente vivo e morto. É a observação que colapsa essa superposição em um dos dois estados possíveis - vivo ou morto.
Voltando pro filme ksksks
Ao perceberem a parafernalha em que se meteram, o grupo tenta se manter unido e não se misturar com os integrantes de outras realidades. Porém, a tensão aumenta e em diversos momentos eles se misturam com pessoas de outra realidade, ao passar por um ponto escuro da rua. Isso faz com que eles muitas vezes, encontrem pessoas de outras realidade, ou então, que sejam transportados para uma realidade diferente da deles. Apesar de ter dado vários spoilers do filme, não vou contar sobre o final, que inclusive, achei muito bom.
O filme está disponível no PrimeVideo e acho que é um filme que vale muito a pena assistir. Minha nota pra esse filme é 8/10.