Filme da semana

Nov 21, 2024 Luizera do taticão

A indicação da semana é uma animação muito triste, mas também, muito boa.

Recentemente chegou na Netflix uma ótima animação, que sempre ouvi falar, mas ainda não tinha tido a oportunidade de assistir…então, resolvi fugir um pouco do terror e ver esta belíssima película: Túmulo dos vagalumes!

O texto a seguir é completamente cheio de Spoilers, então, leia por conta e risco!

TÚMULO DOS VAGALUMES - 1988

Baita filme, pqp

Túmulo dos Vagalumes é uma animação japonesa lançada em 1988, dirigido por Isao Takahata. O rolê da animação se passa no Japão durante a Segunda Guerra Mundial, e conta a história do jovem Seita, que mora com sua mãe e sua irmã, Setsuko. Depois de um bombardeio na cidade, Seita perde sua mãe e é forçado a seguir a vida com sua irmã procurando abrigo e comida pela cidade, até que vão morar com uma tia. Porém, a mulher é uma CRETINA, e deixa claro que eles não bem vindo na casa, então Seita resolve juntar suas coisas e ir morar com Setsuko em uma “caverna”.

Seita e Setsuko na caverninha deles

Mas com o passar do tempo, a fome vai aumentando, e Setsuko vai ficando doente. A falta de comida é um dos maiores desafios enfrentados pelos irmãos, pois além de não terem um teto, os recursos começam a ficar mais escassos na cidade. Enquanto Seita tenta de tudo para conseguir comida, a saúde de Setsuko piora rapidamente. Ele chega a roubar comida e vender os últimos pertences que restam, mas com o Japão em plena guerra não oferece muita esperança. Setsuko, cada vez mais fraca, começa a apresentar sinais graves de desnutrição. Sua pele fica manchada, e ela começa a delirar.

Desesperado, Seita decide retirar o dinheiro restante da poupança da família, mas é tarde demais. Ele descobre que o Japão já havia se rendido, e que seu pai provavelmente havia morrido na guerra. Com alguns mantimentos que consegue comprar, ele volta para a caverna na tentativa de salvar sua irmã, mas Setsuko, já muito debilitada, não resiste e acaba morrendo. Essa inclusive é a cena mais forte do filme, foda guys…

Esta verdadeira obra-prima está disponível na Netflix, e minha nota pra essa película foi 9/10.