Site no ar (finally)!
Depois de muito tempo falando que ia criar um blog pra postar bobeira, depois de trocar o layout um milhão de vezes, finalmente essa budega está no ar!
Durante meu tempo de estágio na StarOne, aprendi muito sobre várias tecnologias com o glorioso Umgeher, e uma das primeiras tecnologias que tive contato, foi o HUGO, que é um Framework utilizado para a geração de sites estáticos, que é muito utilizado por conta de sua velocidade e eficiência.
E foi com essa tecnologia que resolvi criar este blog, principalmente pela praticidade de fazer os posts. A facilidade de poder criar um novo post utilizando apenas Markdown e não necessitando de um banco de dados para armazená-lo faz com que o Framework seja muito prático e rápido. Dito isso, basta escrever o post em Markdown, que um HTML já é gerado automaticamente com toda a formatação e estilização definida anteriormente pelas folhas de estilo. Em seguida basta fazer o push para o repositório e em poucos instantes o deploy é feito automaticamente pelo Netlify (assunto que pretendo falar em outro post).
As regras para se escrever em Markdown são relativamente fáceis e podem ser conferidas na documentação oficial aqui.
Mas por quê usar HUGO?
Abaixo coloquei alguns bons motivos para utilizar o Framework:
- Velocidade: o Hugo é extremamente rápido na geração de sites estáticos, devido a sua arquitetura baseada em Go;
- Simplicidade: Usa uma estrutura simples de arquivos e diretórios;
- Praticidade: Por ser um site estático, não requer o uso de banco de dados para armazenar os posts;
- Flexibilidade: Suporta diversos formatos de arquivo (HTML, Markdown, etc).
No início, achei um pouco consufo de entender o funcionamento das variáveis e a divisão dos arquivos, mas depois de uma boa leitura na documentação e muitos testes práticos, consegui entender melhor o funcionamento desse framework bacanudo.
E vc? Já conhecia ou já usou o HUGO antes?